Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Considere as seguintes afirmações sobre os quatro - FUVEST 2012
Todas as variedades linguísticas são estruturadas, e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação.
Considere as seguintes afirmações sobre os quatro períodos que compõem o texto:
I. Tendo em vista as relações de sentido constituídas no texto, o primeiro período estabelece uma causa cuja consequência aparece no segundo período.
II. O uso de orações subordinadas, tal como ocorre no terceiro período, é muito comum em textos dissertativos.
III. Por formarem um parágrafo tipicamente dissertativo, os quatro períodos se organizam em uma sequência constituída de introdução, desenvolvimento e conclusão.
IV. O procedimento argumentativo do texto é dedutivo, isto é, vai do geral para o particular.
Está correto apenas o que se afirma em
-
I e II.
-
I e III.
-
III e IV.
-
I, II e IV.
-
II, III e IV.
Solução
Alternativa Correta: E) II, III e IV.
O erro da afirmação I está em que não há relação causal entre os dois primeiros períodos do texto, pois o segundo introduz um aspecto ausente do primeiro. A escolha da alternativa e para resposta deste teste resulta da anulação das demais, em razão do erro evidente da afirmação I, que torna erradas as alternativas a, b e d, e da correção indiscutível da afirmação II, que torna errada a alternativa c. Ocorre, porém, que a afirmação III, dada como correta na alternativa e, só pode ser aceita com muita concessão. Com efeito, o segundo período do texto não constitui propriamente desenvolvimento do primeiro, ao qual formula, na verdade, uma restrição, acrescentando um novo aspecto da questão tratada, aspecto de que o período seguinte fornece um exemplo confirmador. O último período, por sua vez, acrescenta uma informação nova, que não decorre, como conclusão, do que foi formulado nos períodos anteriores. Portanto, trata-se de teste de formulação defeituosa, muito de lamentar numa prova criteriosa e bem feita como esta.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2012
Assuntos: Interpretação Textual
Vídeo Sugerido: YouTube