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As Ondas Entre as trêmulas mornas ardentias, A noite no - UNICAMP 2022

Atualizado em 13/05/2024

As Ondas

Entre as trêmulas mornas ardentias,
A noite no alto-mar anima as ondas.
Sobem das fundas úmidas Golcondas,
Pérolas vivas, as nereidas frias:

Entrelaçam-se, correm fugidias,
Voltam, cruzando-se; e, em lascivas rondas,
Vestem as formas alvas e redondas
De algas roxas e glaucas pedrarias.

Coxas de vago ônix, ventres polidos
De alabastro, quadris de argêntea espuma,
Seios de dúbia opala ardem na treva;

E bocas verdes, cheias de gemidos,
Que o fósforo incendeia e o âmbar perfuma,
Soluçam beijos vãos que o vento leva...

(Olavo Bilac, Tarde. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1919, p.48)

Em relação ao soneto de Olavo Bilac (no contexto de sua época), é correto afirmar que a seleção lexical favorece a

Ardentia: s.f. fosforescência sobre as ondas do mar, à noite.
Golconda: s. f. (fig.) mina de riquezas.
Nereida: s.f. cada uma das ninfas do mar, filhas de Nereu.

(Disponíveis em www.aulete.com.br/ Acessado em 30/07/2021.)

  1. descrição objetiva que o eu lírico faz da fantasia amorosa recorrendo à riqueza mineral dos oceanos.

  2. representação estética que o eu lírico faz do desejo amoroso associado a fenômenos naturais.

  3. descrição científica que o eu lírico faz do corpo feminino recorrendo a fenômenos da natureza

  4. representação natural que o eu lírico faz do jogo de sensualidade associado à mitologia grega.


Solução

Alternativa Correta: B) representação estética que o eu lírico faz do desejo amoroso associado a fenômenos naturais.

A escolha lexical do soneto parnasiano “As ondas” propicia que o enunciador, em sua elaboração poética, expresse o desejo amoroso, associando-o a fenômenos naturais. O erotismo presente no movimento das ondas é nítido nas seguintes palavras: “Entrelaçamse”, “lascivas”, “Coxas”, “ventres”, “Seios”, “bocas”, “beijos”. O vocabulário é elevado, bem ao gosto dessa escola literária, como se nota nos substantivos “ardentias”, “Golcondas”, “nereidas”, “ônix”, “alabastro”, “opala”, “âmbar” e nos adjetivos “lascivas”, “argêntea”, “dúbia”, “vãos”. Por meio de tal seleção criteriosa, os fenômenos naturais adquirem dinamismo, as ondas são personificadas, evidenciando, assim, a grande elaboração estética realizada por Olavo Bilac. As referências à mitologia clássica (“nereidas” e “Pérolas”) são muito menores do que a personificação dos elementos naturais, já sugerida pelo título.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Soneto, Gênero Literário

Vídeo Sugerido: YouTube

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