Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Ao iniciar-se com um raciocínio da ordem da economia e da - FGV 2014
Texto para à questão
Capítulo um
Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho. Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais. Padre Silvestre ficaria com a parte moral e as citações latinas; João Nogueira aceitou a pontuação, a ortografia e a sintaxe; prometi ao Arquimedes a composição tipográfica; para a composição literária convidei Lúcio Gomes de Azevedo Gondim, redator e diretor do Cruzeiro. Eu traçaria o plano, introduziria na história rudimentos de agricultura e pecuária, faria as despesas e poria o meu nome na capa.
São Bernardo, Graciliano Ramos.
Ao iniciar-se com um raciocínio da ordem da economia e da produção, São Bernardo remete a dois outros romances: o primeiro também se abre com uma reflexão de fundo econômico, e o segundo carrega, já na sua divisão interna, as marcas do processo econômico. Esses dois romances são, respectivamente,
-
O cortiço e A hora da estrela.
-
Quincas Borba e Senhora.
-
Memórias de um sargento de milícias e O Ateneu.
-
Senhora e A hora da estrela.
-
O Ateneu e O cortiço.
Solução
Alternativa Correta: B) Quincas Borba e Senhora.
Quincas Borba se inicia com um delírio de propriedade do novo-rico Rubião, que faz considerações sobre as circunstâncias que o tornaram herdeiro de uma fortuna inesperada e insuspeitada. Senhora, que desenvolve uma história de casamento e dinheiro, divide-se em três partes, intituladas “O preço”, “Quitação” e “Posse”.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Obras
Vídeo Sugerido: YouTube