Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

A mesma relação de classe gramatical que ocorre entre - SAS UEG 2016

Atualizado em 13/05/2024

Necessidade da arte

Precisamos desde já afirmar que tendemos para considerar natural um fenômeno surpreendente.
Trata-se, com efeito, do seguinte fato: milhões de pessoas leem livros, ouvem música, vão ao teatro, ao
cinema. Por quê? Dizer que procuram distração, descontração e entretenimento não resolve o problema.
Por que motivo distrai, diverte e descontrai o ato de mergulharmos nos problemas e na vida dos outros, o
ato de identificarmo-nos com uma pintura ou uma obra musical, com as personagens de um romance, de
uma peça teatral ou de um filme? Qual a razão por que reagimos perante essa “irrealidade” como se ela
fosse uma realidade intensificada? Que estranho, que misterioso divertimento é esse? E se alguém nos
responde que pretendemos fugir de uma existência medíocre para nos refugiarmos numa outra mais rica,
numa aventura sem riscos, surge-nos uma nova pergunta: por que não nos basta a nossa própria
existência? Seria por que desejamos completar a nossa vida incompleta através de outras figuras e de
outras formas? Por que motivo, na escuridão de uma sala, fixamos o nosso olhar admirado em um palco
iluminado, onde acontece algo que é fictício e que absorve a nossa atenção de forma tão completa?
Evidentemente que o homem quer ser mais do que apenas ele próprio. Quer se realizar como
homem total. Não lhe satisfaz ser um indivíduo isolado; além do prazer da sua vida individual, aspira a
uma “plenitude” que sente e que tenta alcançar, uma plenitude de vida que a sua condição individual com
todas as suas limitações lhe frustra; uma plenitude na direção da qual se orienta quando busca um mundo
mais compreensível e mais justo, um mundo que tenha um sentido. Revolta-se perante a ideia de se
consumir nos limites de sua própria vida, dentro das possibilidades transitórias e limitadas da sua
exclusiva personalidade. Quer se relacionar a alguma coisa mais do que o “Eu”, alguma coisa que, sendo
exterior a ele mesmo, não deixe de lhe ser essencial. O homem deseja ardentemente absorver o mundo
que o rodeia, integrá-lo a si, visando à completude do ser; anseia por prolongar, graças à ciência e à
tecnologia, o seu “Eu” curioso e faminto de mundo até as mais remotas constelações e até os mais
profundos segredos do átomo; anseia por unir na arte o seu “Eu” limitado a uma existência humana
coletiva e por tornar social a sua individualidade.

FISCHER, Ernest. A necessidade da Arte. Lisboa: Ulisseia, s/d . p. 10-11. (Adaptado).

A mesma relação de classe gramatical que ocorre entre os itens “completar” (linha 10), “incompleta” (linha 10) e “completude” (linha 21) está presente, respectivamente, nas seguintes palavras:

  1. compreender – incompreensível – compreensão

  2. possivelmente – impossível – possibilitar

  3. indivíduo – individual – indivisível

  4. supor – suposto – supostamente

  5. inadvertido – advertência – inadvertidamente


Solução

Alternativa Correta: A) compreender – incompreensível – compreensão

Por meio da leitura sucinta do texto, fica nítido a relação gramatical que se relaciona com as opções descritas na alternativa A.

Institução: Universidades Estaduais

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Gramática

Vídeo Sugerido: YouTube

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