Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
A “estranha potência” que a voz lírica ressalta nas - FUVEST 2021
Romance LIII ou Das Palavras Aéreas
Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Ai, palavras, ai, palavras,
sois de vento, ides no vento,
no vento que não retorna,
e, em tão rápida existência,
tudo se forma e transforma!
Sois de vento, ides no vento,
e quedais, com sorte nova! (...)
Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Perdão podíeis ter sido!
— sois madeira que se corta,
— sois vinte degraus de escada,
— sois um pedaço de corda...
— sois povo pelas janelas,
cortejo, bandeiras, tropa...
Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
Éreis um sopro na aragem...
— sois um homem que se enforca!
Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência.
A “estranha potência” que a voz lírica ressalta nas palavras decorre de uma combinação entre
-
fluidez nos ventos do presente e conteúdo fixo no passado.
-
forma abstrata no espaço e presença concreta na história.
-
leveza impalpável na arte e vigor nos documentos antigos.
-
sonoridade ruidosa nos ares e significado estável no papel.
-
lirismo irrefletido da poesia e peso justo dos acontecimentos.
Solução
Alternativa Correta: B) forma abstrata no espaço e presença concreta na história.
As palavras são tanto forma abstrata no espaço, como indicam os versos “sois de vento, ides no vento/no vento que não retorna, / e, em tão rápida existência, / tudo se forma e transforma!”, como também presença concreta na história, decretaram o enforcamento de Tiradentes em praça pública em 1792, como se nota nos versos “— sois madeira que se corta, /— sois vinte degraus de escada, / sois um pedaço de corda... / — sois povo pelas janelas, /— cortejo, bandeiras, tropa...”.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2021
Assuntos: Voz Lírica
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