Disciplina: História 0 Curtidas
Entre os impactos internos e externos sentidos pelo - FAMERP 2023
Entre os impactos internos e externos sentidos pelo Brasil após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, estão, respectivamente,
-
a integração da economia paraguaia ao comércio brasileiro e a incorporação do território paraguaio ao Brasil.
-
o aumento do prestígio da monarquia entre a população brasileira e o fim da rivalidade diplomática com argentinos e uruguaios.
-
o desenvolvimento do republicanismo no exército e a confirmação da hegemonia militar sobre a América do Sul.
-
o crescimento do abolicionismo no exército e a ampliação da circulação mercantil na Bacia do Rio da Prata.
-
a consolidação das instituições militares e a constituição de um mercado comum na região centro-sul da América.
Solução
Alternativa Correta: D) o crescimento do abolicionismo no exército e a ampliação da circulação mercantil na Bacia do Rio da Prata.
A Guerra do Paraguai (1864-70), também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança, está diretamente relacionada aos interesses geopolíticos de Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Contudo, a causa maior envolve as pretensões imperialistas das duas últimas nações, relativas ao domínio da navegação na Bacia do Prata. O Exército brasileiro era aristocrático e precisou reestruturar-se, de forma mais profissional, com a instrução acadêmica para formação de oficiais. A participação de soldados negros foi significativa na constituição das tropas e na conquista da vitória sobre o inimigo. Entre os envolvidos, o Brasil era o único com regime monárquico e com uma economia assentada na base escravista. Esse novo oficialato, influenciado pelo positivismo e pela irmandade de guerra (que despreza a cor da pele em combate pela sobrevivência), levou uma grande ala do Exército a militar na campanha abolicionista e no movimento republicano.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2023
Assuntos: Guerra do Paraguai
Vídeo Sugerido: YouTube