Disciplina: História 0 Curtidas
Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao - UNICAMP 2020
Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária. Surgia um gênero literário, associado à história, à filosofia e à política. A lógica dessa ideia levou à construção de critérios universalmente válidos para cada atividade, com normas e códigos. Surgiram assim os tratados sobre o perfeito cortesão, sobre o perfeito homem do mundo, sobre a cidade perfeita.
(Adaptado de Carlos Eduardo O. Berriel, “Cidades Utópicas do Renascimento”. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 56, n. 2. abr./jun. 2004. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0009-67252004000200021.)
Considerando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
-
A obra de Morus, escrita na Inglaterra, baseou-se na experiência de soberanos da Itália e da Alemanha que construíram novas cidades no século XV, planejadas geometricamente.
-
Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia.
-
A partir do princípio filosófico da utopia, foram escritos vários tratados renascentistas. O Príncipe, de Maquiavel, ilustra a melhor versão do cortesão atuante no mundo utópico.
-
A ilha da Utopia, perfeitamente racionalizada, marcou o urbanismo renascentista na Europa e no Novo Mundo. O esgotamento dessa ideia de utopia ocorreu com a ideia de distopia, no século XX.
Solução
Alternativa Correta: B) Grão-chanceler da Inglaterra, Morus exerceu uma ação humanista em um mundo renascentista de crises e instabilidades contínuas. Neste contexto publicou sua obra Utopia.
A obra Utopia, escrita em 1516, por Thomas Morus se coloca em aspecto reflexivo sobre os ditames políticosociais na construção da filosofia na modernidade. Nessa obra, fortemente inspirada na República de Platão, as perseguições políticas e religiosas seriam condenadas. Texto inspirador e precursor de outros, foi encarado com profundas críticas por monarcas de sua época. O Príncipe de Maquiavel cria a instância de outro tipo idealizado, do símbolo do poder na amoralidade. O esvaziamento do termo utopia ocorre em meados do séculos XIX, com a contraparte na distopia, com seu auge ocorrendo no século XX.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2020
Assuntos: Literatura
Vídeo Sugerido: YouTube