Disciplina: História 0 Curtidas
Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos - UNICAMP 2016
Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos 1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo político que consiste em impor o regime democrático e os direitos humanos pela força.
(Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 p. 55)
O quadro descrito pelo texto pode ser analisado
-
como herança das lutas anticoloniais exemplificada na organização em torno do Estado multiétnico, como ocorreu na África do Sul.
-
como parte da nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria e o Afeganistão.
-
como o estabelecimento de um princípio que desestabiliza as lógicas internas de organização, como ocorreu no Iraque e na ex-Iugoslávia.
-
como herança da Guerra Fria e como utilização da lógica militar que inviabiliza a adoção da democracia em regiões como a Ucrânia.
Solução
Alternativa Correta: B) como parte da nova ordem mundial sob a liderança dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria e o Afeganistão.
Alternativa escolhida por eliminação, pois o examinador coloca no mesmo plano a interferência dos Estados Unidos no Afeganistão e na Síria, sem atentar que o primeiro caso apresenta uma dimensão e uma intensidade muito maiores do que no segundo: ativa participação de tropas combatentes e de ocupação e outros membros da OTAN igualmente envolvidos nas operações. Já na Síria, a efetividade da participação norte-americana é sensivelmente menor, limitando-se até agora ao apoio logístico do “Exército Livre Sírio”, contrário a Bashar al-Assad (os bombardeios aéreos e a ajuda aos guerrilheiros curdos têm como alvo o “Estado Islâmico”, que é uma quarta força na conflagração síria). De qualquer forma, pode-se admitir que o envolvimento dos Estados Unidos no Afeganistão e na Síria teve como objetivo proclamado a implantação da democracia em ambos os países.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Guerra Fria
Vídeo Sugerido: YouTube