Disciplina: História 0 Curtidas

Com base na tabela, é correto afirmar: A - FUVEST 2017

Atualizado em 13/05/2024

Questão 29 - FUVEST 2017

Com base na tabela, é correto afirmar:

  1. A industrialização acelerada da Alemanha e dos Estados Unidos ocorreu durante a Primeira Revolução Industrial, mantendo-se relativamente inalterada durante a Segunda Revolução Industrial.

  2. Os países do Sul e do Leste da Europa apresentaram níveis de industrialização equivalentes aos dos países do Norte da Europa e dos Estados Unidos durante a Segunda Revolução Industrial.

  3. A Primeira Revolução Industrial teve por epicentro o Reino Unido, acompanhado em menor grau pela Bélgica, ambos mantendo níveis elevados durante a Segunda Revolução Industrial.

  4. Os níveis de industrialização verificados na Ásia em meados do século XVIII acompanharam o movimento geral de industrialização do Atlântico Norte ocorrido na segunda metade do século XIX.

  5. O Japão se destacou como o país asiático de mais rápida industrialização no curso da Primeira Revolução Industrial, perdendo força, no entanto, durante a Segunda Revolução Industrial.


Solução

Alternativa Correta: C) A Primeira Revolução Industrial teve por epicentro o Reino Unido, acompanhado em menor grau pela Bélgica, ambos mantendo níveis elevados durante a Segunda Revolução Industrial.

A alternativa escolhida é corroborada pelos dados apresentados na tabela. Entretanto, para quem se surpreender com a aparente superioridade da Bélgica sobre a França em termos de evolução na produção industrial, convêm lembrar que o termo de comparação utilizado é o nível per capta da atividade fabril. Consequentemente, o fato de a população belga ser muito inferior à francesa mostra que a comparação entre a economia dos dois países deve ser relativizada.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Industrialização

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora