Disciplina: História 0 Curtidas
“As Revoltas de Junho não têm lideranças, palanques nem - FAMERP 2021
“As Revoltas de Junho não têm lideranças, palanques nem discursos. As passeatas se formam, se dividem e se reúnem sem roteiro estabelecido. É difícil até prever onde vão surgir e ganhar corpo. Organizam-se a partir de catalisadores nas redes sociais e no boca a boca das mensagens de texto. Tão importante quanto se sentir parte é fazer a sua própria manifestação, é encenar a individualidade sem diluí-la no coletivo, sem colá-la em uma liderança ou grupo.”
(Marcos Nobre. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.)
A partir do texto, é possível afirmar que as revoltas de junho de 2013 no Brasil
-
representaram uma guinada conservadora e foram controladas por membros de partidos políticos de direita.
-
demonstraram a insatisfação dos jovens com a dificuldade de acesso à tecnologia de ponta e organizaram-se de forma articulada e pacífica.
-
iniciaram-se nos protestos sindicais por aumentos de salários e questionaram os gastos públicos com grandes eventos esportivos
-
assumiram postura política anti-institucional e ampliaram-se com a divulgação dos protestos através de meios eletrônicos.
-
rejeitaram as demandas de indivíduos ou grupos específicos e reivindicaram mudanças na política econômica governamental.
Solução
Alternativa Correta: D) assumiram postura política anti-institucional e ampliaram-se com a divulgação dos protestos através de meios eletrônicos.
Os protestos no ano de 2013 tiveram sua gênese na contestação, promovida pelo “Movimento Passe Livre”, ao aumento de tarifa do transporte urbano de São Paulo, no valor de 20 centavos. Contudo, as mídias sociais mobilizaram diferentes agentes, alterando a proposta original. Apesar de tentativas de controle por grupos partidários específicos, tanto de esquerda como de direita, a maioria dos manifestantes rejeitou essa orientação assumindo posições anti-institucionais.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2021
Assuntos: Manifestações de 2013
Vídeo Sugerido: YouTube