Disciplina: História 0 Curtidas

A maior parte das regiões vizinhas [da antiga - UNESP 2015/2

Atualizado em 13/05/2024

A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto. Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos.

(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)

A partir do texto, é correto afirmar que

  1. os povos mesopotâmicos dependiam apenas da caça e do extrativismo vegetal para a obtenção de alimentos.

  2. a ocupação da planície mesopotâmica e das áreas vizinhas a ela, durante a Antiguidade, teve caráter sedentário e ininterrupto.

  3. a ocupação das áreas vizinhas da Mesopotâmia tinha características nômades e os povos mesopotâmicos praticavam a agricultura irrigada

  4. a ocupação sedentária das regiões desérticas representava uma ameaça militar aos habitantes da Mesopotâmia.

  5. os povos mesopotâmicos jamais puderam se sedentarizar, devido às dificuldades de obtenção de alimentos na região.


Solução

Alternativa Correta: C) a ocupação das áreas vizinhas da Mesopotâmia tinha características nômades e os povos mesopotâmicos praticavam a agricultura irrigada

A questão mostra o contraste entre as possibilidades oferecida pela Mesopotâmia, situada na extremidade oriental do Crescente Fértil, e a aridez das terras que lhe ficavam próximas; em consequência, o texto coloca com clareza as dificuldades enfrentadas pelos nômades do deserto e o potencial para se desenvolver uma civilização nas áreas irrigadas pelos Rios Tigre e Eufrates (daí a expressão “impérios teocráticos de regadio”, aplicada aos sucessivos Estados surgidos na Mesopotâmia).

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Mesopotâmia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora