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A classificação das raças em “superiores” e - UNESP 2021/Prova II

Atualizado em 13/05/2024

A classificação das raças em “superiores” e “inferiores”, recorrente desde o século XVII, ganha uma falsa legitimidade baseada no mito iluminista do saber científico, coincidindo com a necessária justificativa de que a dominação e a exploração da África, mais do que “naturais” e inevitáveis, eram “necessárias” para desenvolver os “selvagens” africanos, de acordo com as normas e os valores da civilização ocidental.

(Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula: visita à história contemporânea, 2005.)

As teorias raciais utilizadas durante o processo de colonização da África no século XIX eram

  1. desdobramentos do pensamento ilustrado, que valorizava a liberdade e a igualdade social e de natureza.

  2. manifestações ideológicas que buscavam justificar a exploração e o domínio europeus sobre o continente africano.

  3. baseadas no pensamento lamarckista, que explicava a transmissão genética de características fisiológicas e intelectuais adquiridas.

  4. validadas pela defesa darwinista do direito dos superiores se imporem aos demais seres vivos.

  5. sustentadas pelo pensamento antropológico, que tratava as diferenças culturais dos diversos povos como positivas e necessárias.


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