Disciplina: História 0 Curtidas
A América independente, a América Latina, traz no íntimo - UNESP 2024
A América independente, a América Latina, traz no íntimo a América pré-colombiana, que desponta por todos os seus poros, resistindo ao novo cerco, agora em forma de Estados nacionais que se estabeleceram violentando as linhas históricas de demarcação das diferentes culturas. Em muitos casos, os povos foram fragmentados pelas fronteiras nacionais, e seus fluxos, interrompidos ou entorpecidos.
(Ana Esther Ceceña. “Uma versão mesoamericana da América Latina”. In: Adauto Novaes (org.). Oito visões da América Latina, 2006.)
Com base no trecho, conclui-se que “a América independente, a América Latina, traz no íntimo a América pré- -colombiana”,
-
pois as lutas pela emancipação política do continente incorporaram valores e princípios culturais dos povos nativos americanos.
-
pois os caminhos da história latino-americana permitiram a integração e a miscigenação dos povos originários do continente com europeus e africanos.
-
apesar de os processos históricos posteriores à Conquista europeia e à formação nacional terem imposto outra configuração territorial ao continente.
-
apesar de o avanço dos interesses econômicos britânicos no continente ter provocado um maior interesse pelas tradições culturais anglo-saxônicas.
-
apesar de os povos originários do continente terem sido dizimados no momento da Conquista europeia e substituídos por africanos escravizados.
Solução
Alternativa Correta: C) apesar de os processos históricos posteriores à Conquista europeia e à formação nacional terem imposto outra configuração territorial ao continente.
A conquista europeia no período colonial atendia aos interesses mercantilistas na obtenção de riquezas, em especial, de metais amoedáveis (ouro e prata). Na estruturação dos vice-reinos e capitanias gerais, os espanhóis impuseram-se sobre estruturas políticas e culturais de diversos povos. No contexto das independências no século XIX, as lutas que provocaram a fragmentação dos antigos territórios formaram novos países atendendo a inte - resses políticos e econômicos de elites locais conectadas com mercados externos subordinados à nova reali dade da industrialização. Nesses Estados-nacionais as populações descendentes de povos originários continuaram subordinadas e divididas em diversas regiões, porém conseguiram preservar importantes elementos culturais ancestrais incluindo, por exemplo, línguas nativas.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2024
Assuntos: Colonização Europeia
Vídeo Sugerido: YouTube