Disciplina: Geografia 0 Curtidas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - FATEC 2016
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela elaboração dos censos demográficos no Brasil. De acordo com o censo demográfico de 1960, os habitantes da zona urbana representavam 45% da população brasileira. Esse percentual subiu para 75% no censo de 1991 e para 84% no censo de 2010.
A instalação de indústrias nas cidades, aliada à mecanização do campo, trouxe para as áreas urbanas uma grande quantidade de pessoas despreparadas para as funções urbanas, levando ao surgimento de desempregados e subempregados.
Uma das heranças desse processo sobre o espaço urbano brasileiro é a
-
ocupação ordenada das periferias e subúrbios das cidades.
-
ausência de moradores de rua nas áreas centrais das cidades.
-
inexistência de terrenos vazios para a construção civil nas cidades.
-
expansão do número de cortiços, de favelas e de habitações precárias nas cidades.
-
regularização e incentivo à construção de moradias sob os viadutos das cidades.
Solução
Alternativa Correta: D) expansão do número de cortiços, de favelas e de habitações precárias nas cidades.
Em função do crescimento urbano acelerado observado num país subdesenvolvido como o Brasil, a estrutura imobiliária, pelas suas próprias características capitalistas, não tem condição ou intenção de fornecer a quantidade de moradias suficientes para uma população em crescimento constante, principalmente nas grandes metrópoles, deixando para a atuação do Estado a construção das chamadas moradias populares (o que nem sempre ocorre). Daí o cresci mento descontrolado da quantidade de moradias irregulares, como os cortiços, as favelas, os loteamentos clandestinos, além de enormes contingentes que se tornam moradores de rua.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FATEC
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Urbanização
Vídeo Sugerido: YouTube