Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Eventos sísmicos de grande magnitude causam imensos - UNICAMP 2019

*As setas da figura indicam somente a direção da movimentação das placas tectônicas.
(Adaptado de J.F. Petersen, D. Sack e R. E. Glabler, Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage, 2015, p. 277.)
Eventos sísmicos de grande magnitude causam imensos danos. As ondas sísmicas que se originam nesses eventos e que se propagam no interior da Terra são de dois tipos: longitudinais e transversais. A figura anterior representa um tipo de contato entre placas que dá origem a ondas sísmicas. Esse tipo de contato ocorre
-
na Califórnia (EUA), e as ondas longitudinais são aquelas em que a oscilação se dá na direção de propagação.
-
nos Andes (Chile), e as ondas transversais são aquelas em que a oscilação se dá perpendicularmente à direção de propagação.
-
na Califórnia (EUA), e as ondas longitudinais são aquelas em que a oscilação se dá perpendicularmente à direção de propagação.
-
nos Andes (Chile), e as ondas transversais são aquelas em que a oscilação se dá na direção de propagação.
Solução
Alternativa Correta: A) na Califórnia (EUA), e as ondas longitudinais são aquelas em que a oscilação se dá na direção de propagação.
O deslocamento tectônico representado no diagrama é típico de um movimento horizontal que ocorre na Falha de Santo André, que se estende pela porção sudoeste dos EUA, no estado da Califórnia. As placas tectônicas se deslocam horizontalmente em sentidos opostos liberando ondas de choque longitudinais, e a direção de oscilação se dá na direção de propagação da onda. A grande liberação de energia já foi responsável por diversos terremotos que ocorreram em várias cidades da Califórnia, como Los Angeles, São Francisco e outras por exemplos.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2019
Assuntos: Geologia
Vídeo Sugerido: YouTube