Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Em nosso planeta em rápida urbanização, a vida cotidiana da crescente
Em nosso planeta em rápida urbanização, a vida cotidiana da crescente população de urbanoides é cada vez mais sustentada por sistemas vastos e incrivelmente complexos de infraestrutura e tecnologia. Ainda que muitas vezes passem despercebidos – pelo menos quando funcionam –, esses sistemas permitem que a vida urbana moderna exista. Seus encanamentos, dutos, servidores, fios e túneis sustentam os fluxos, as conexões e os metabolismos que são intrínsecos às cidades contemporâneas.
(Adaptado de Stephen Graham, Cidades sitiadas. O novo urbanismo militar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016, p. 345.)
Depreende-se do texto que
-
a vida na cidade é composta por um conjunto de individualidades autossuficientes, sem a necessidade de interconexões e solidariedades.
-
as cidades contemporâneas são dependentes de sistemas técnicos infraestruturais, mas cada vez menos dependentes do trabalho técnico e social.
-
os bastidores infra estruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas.
-
a dependência das infraestruturas em rede existe apenas em cidades modernas e tecnologicamente avançadas, as chamadas cidades hight-tech.
Solução
Alternativa Correta: C) os bastidores infra estruturais e sociais da vida urbana cotidiana, em geral ocultos, tornam-se claros e palpáveis em momentos de interrupções sistêmicas.
Esta questão fala sobre a vida cotidiana das populações no mundo hoje em dia, um mundo em que as pessoas dependem cada vez mais da tecnologia e que se torna cada vez mais urbano. Essa realidade foi chamada por Milton Santos de meio técnico-científico informacional, para designar o meio ambiente construído pelas sociedades por conta de uma quantidade cada vez maior de técnicas e ciência.
Os fios da eletricidade, as antenas que interligam os telefones celulares, os cabos de fibra óptica aéreos ou submarinos que transferem dados da internet são tecnologias de uso cotidiano presentes nas cidades. A resposta correta é a C, pois muitas vezes não reparamos como nas cidades dependemos cada vez mais dessas tecnologias para entretenimento, no trabalho, nas relações familiares, e só as notamos quando existe alguma interrupção nessas redes de infraestruturas, como num blecaute de energia.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2021
Assuntos: Urbanização
Vídeo Sugerido: YouTube