Disciplina: Geografia 0 Curtidas

De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável - FGV 2014

Atualizado em 13/05/2024

De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009.

Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:

  1. Mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.

  2. O desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.

  3. O elevado índice de desmatamento resulta, principal - mente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.

  4. A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.

  5. Nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acele - rado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.


Solução

Alternativa Correta: D) A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.

Entre as causas da degradação ambiental do bioma Pampa, sobressaem a criação extensiva de bovinos e ovinos, estes em menor proporção, e a rizicultura mecanizada. No caso da atividade pecuária, a vegetação original de campos (pradarias), e não de florestas, característica das áreas de planície (coxilhas), foi gradativamente substituída por espécies de forragens mais interessantes do ponto de vista econômico, enquanto a rizicultura removeu a vegetação para a posterior ocupação pela cultura mecanizada de arroz.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Biomas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora