Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A diferenciação espaço-temporal da produção agrícola - FGV 2014

Atualizado em 13/05/2024

A diferenciação espaço-temporal da produção agrícola constitui o conteúdo próprio daquilo que alguns autores chamam de heterogeneidade estrutural da agropecuária brasileira [...]. Como a modernização da agricultura significou, em um primeiro momento, a integração técnica com a indústria e, em um segundo momento, a integração de capitais, também ela esteve algumas regiões, beneficiando grupos econômicos específicos identificados por seus produtos.

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro _brasil_desenvolvimento2013_vol03.pdf Acesso em 20/03/2013

Sobre a nova geografia da agricultura brasileira, é correto afirmar:

  1. As empresas rurais mais integradas estão concentradas nos espaços internacionalizados, especialmente na região Centro-Oeste, em São Paulo, em Minas Gerais e no Paraná.

  2. A agricultura familiar, caracterizada pelo uso intensivo de mão de obra, avança do Semiárido na direção dos cerrados do Nordeste.

  3. A proporção de assalariados rurais é maior na região Norte, sobretudo nas áreas da fronteira agrícola marcadas por violentos conflitos fundiários.

  4. Na região Sul, encontra-se o setor menos capitalizado da agricultura familiar, que apresenta baixo grau de integração aos complexos agroindustriais.

  5. Nas regiões Norte e Nordeste, a maior parte da mão de obra ativa está empregada na agropecuária, caracterizada pela técnica.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora