Disciplina: Física 0 Curtidas

As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia - UNESP 2016

Atualizado em 13/05/2024

As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia que consumimos. Essa energia é dada pela expressão E = V . i . Δt, em que V é a tensão que alimenta nossa residência, I a intensidade de corrente que circula por determinado aparelho, Δt é o tempo em que ele fica ligado e a expressão V . i é a potência P necessária para dado aparelho funcionar.
Assim, em um aparelho que suporta o dobro da tensão e consome a mesma potência P, a corrente necessária para seu funcionamento será a metade. Mas as perdas de energia que ocorrem por efeito joule (aquecimento em virtude da resistência R) são medidas por ΔE = R · i2 . Δt.
Então, para um mesmo valor de R e Δt, quando i diminui, essa perda também será reduzida.
Além disso, sendo menor a corrente, podemos utilizar condutores de menor área de secção transversal, o que implicará, ainda, economia de material usado na confecção dos condutores.

(Regina Pinto de Carvalho. Física do dia a dia. 2003. Adaptado.)

Baseando-se nas informações contidas no texto, é correto afirmar que:

  1. se a resistência elétrica de um condutor é constante, em um mesmo intervalo de tempo, as perdas por efeito joule em um condutor são inversamente proporcionais à corrente que o atravessa

  2. é mais econômico usarmos em nossas residências correntes elétricas sob tensão de 110V do que de 220V.

  3. em um mesmo intervalo de tempo, a energia elétrica consumida por um aparelho elétrico varia inversamente com a potência desse aparelho.

  4. uma possível unidade de medida de energia elétrica é o kV · A (quilovolt - ampère), que pode, portanto, ser convertida para a unidade correspondente do Sistema Internacional, o joule.

  5. para um valor constante de tensão elétrica, a intensidade de corrente que atravessa um condutor será tanto maior quanto maior for a área de sua secção transversal.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora