Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Após a transformação do meristema vegetativo em - UNICAMP 2022
Após a transformação do meristema vegetativo em meristema floral, há o surgimento da flor. De forma genérica, uma flor é constituída por verticilos florais, que são: o cálice (constituído pelas sépalas), a corola (constituída pelas pétalas), o androceu e o gineceu. Segundo o modelo de determinação genética ABC, a identidade dos verticilos é definida pela interação de pelo menos três genes. A atividade do gene A é necessária para a formação do perianto (verticilos não reprodutivos). A atividade do gene C é necessária para a formação dos verticilos reprodutivos. A atividade do gene B está envolvida na diferenciação entre pétalas (onde o gene B está ativo) e sépalas (onde o gene B está inativo), assim como na diferenciação entre estames (onde o gene B está ativo) e carpelos (onde o gene B está inativo).
Uma flor completa de angiosperma e duas flores hipotéticas (Flor I e Flor II) são apresentadas a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta os genes ativos nas flores I e II
-
flor I: A e B; flor II: B e C.
-
flor I: B e C; flor II: A e B.
-
flor I: A e B; flor II: A e C.
-
flor I: A e C; flor II: B e C.
Solução
Alternativa Correta: C) flor I: A e B; flor II: A e C.
Os verticilos não reprodutivos (perianto) correspondem à pétala e à sépala. Sendo assim, as flores I e II possuem o gene A ativo.
Em relação ao gene B, a flor I o possui ativo, pois apresenta pétala, enquanto na flor II, que possui apenas sépalas, o referido gene está inativo.
Por fim, a presença de carpelo na flor II é um indício da atividade do gene C.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Botânica
Vídeo Sugerido: YouTube