Av1 - Cultura Corporal do Movimento
Exibindo questões de 1 a 8.
A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa educaçao
Educação FísicaA maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa realiza podem ser considerados um exercício de Ginástica. Isso ocorre principalmente por causa das diversas modalidades de ginásticas que existem. A definição de Ginástica é tão abrangente, que as diversas tentativas de conceituação acabam por apoucando toda sua dimensão. Para se ter uma ideia dessa abrangência, não é incomum as pessoas usarem esse termo como um sinônimo de exercício físico. As ginásticas podem ser divididas de diversas formas, mas a maneira com maior amplitude secciona-a em cinco áreas de desenvolvimento
Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um
Educação FísicaAlguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. O que se apresenta por diferenciação é com relação às brincadeiras apresentarem um caráter mais flexíveis em suas regras (quando elas existem) e também na maioria das vezes não há um vencedor como nos jogos, os participantes continuam a atividade enquanto existir motivação. O jogo ainda se apresenta como uma atividade de natureza voluntária, tendo um fim em si mesmo e com regras obrigatórias, porém podendo ser combinadas previamente.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I - A criança também usa os jogos e as brincadeiras como forma de linguagem para expressar o que tem certa dificuldade para comunicar-se em palavras. Aproveita esse universo que a deixa mais à vontade para realmente se expressar.
II - A vivência nos jogos e brincadeiras proporciona além dos momentos de prazer, situações que propiciam diversas manifestações de sentimentos. Vale ressaltar que algo que favorece essa exteriorização de sentimentos é o fato de que a participação nestas atividades lúdicas é voluntária, o que também oportuniza a iniciativa dos participantes.
III - Alguns estudiosos definem a brincadeira e os jogos, porém não há um consenso com relação a estes significados. Entretanto, dentre as características principais que envolvem as duas atividades podemos citar o fato de ambas possuírem regras fixas, que devem ser seguidas a risca para o bom desenvolvimento da atividade e haver sempre um vencedor.
Segundo Fonseca (1995), a representação mental é composta por quatro
Educação FísicaSegundo Fonseca (1995), a representação mental é composta por quatro níveis de atividades mentais.
Associe as duas colunas relacionando os constructos sobre os níveis de atividades mentais.
Coluna I
Coluna II
1. Percepção.
2. Imagens.
3. Simbolização.
4. Conceitualização
A) trazem informações já recebidas pelas experiências e percepções vividas.
B) quando decodificamos a informação; neste momento a atenção seletiva é muito importante, podendo impactar no processamento de imagens
C) permite a realização de uma aprendizagem abstrata através da classificação de experiências.
D) é a representação destas imagens, uma função cognitiva, onde o cérebro representa a realidade e as experiências vivenciadas.
"Os profissionais da Educação Física devem aprofundar seus
Educação Física"Os profissionais da Educação Física devem aprofundar seus conhecimentos e apontar as possibilidades dos diversos níveis e tipos de práticas que compõem a cultura corporal esportiva. Devem considerar que a Mídia e, principalmente a TV, rivaliza com a escola e com a família enquanto fonte de formação de valores e atitudes..
Observe as sentenças, em relação à mídia.
I - Crianças se interessam por alguns esportes por conta de seus ídolos da TV.
II - Acesso fácil à aquisição de produtos como esteroides anabolizantes pela internet.
III - Jovens reproduzem na escola comportamentos ruins de seus ídolos esportivos.
IV - A TV aberta é isenta sobre as preferências esportivas dos telespectadores.
O principal objeto de estudo da área da Educação Física sempre esteve
Educação FísicaO principal objeto de estudo da área da Educação Física sempre esteve voltado para o Movimento Humano, em um tempo no seu foco biológico, em outro na sua vertente humanística. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas acerca do trabalho do profissional de Educação Física em relação ao movimento humano:
I. O professor de Educação Física deve explorar a Cultura Corporal do Movimento através dos esportes, danças folclóricas, jogos, lutas e ginásticas;
II. O movimento humano sempre esteve apresentado como foco de estudo e de atuação da área da Educação Física;
III. Através da Cultura Corporal de Movimento o professor de Educação Física pode abordar diversas face da motricidade;
IV. O professor de Educação Física deve abordar restritamente a base biomecânica e a aspectos fisiológicos do movimento.
No século XVIII, o conceito de cultura foi associado ao conceito de
SociologiaNo século XVIII, o conceito de cultura foi associado ao conceito de civilidade, trazendo para a cultura a associação com comportamentos atribuídos à elite, como educação e etiqueta.
Complete as lacunas a seguir:
"A cultura pode ser subdividida de diversas formas. Dentre as principais, destacam-se a subcultura, que trata de um ____________ social dentro de um ____________ maior, como por exemplo a subcultura paulista tem uma cultura própria, mas também pertencem à cultura brasileira; e, a contracultura, também conhecida como cultura ____________, pode ser reconhecida por manifestações de uma subcultura que contesta as culturas ____________ da sociedade".
A maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa
Educação FísicaA maioria dos movimentos de exercícios físicos que uma pessoa realiza podem ser considerados um exercício de Ginástica. Isso ocorre principalmente por causa das diversas modalidades de ginásticas que existem. As Práticas Corporais de Aventura (PCAs), por sua vez trazem significativas descargas de neurotransmissores (o mais conhecido é a adrenalina) geradas pela sensação de perigo criada pelo próprio participante que em muitos casos visa escapar da rotina de estresse que se espalhou pelos grandes centros urbanos.
Sendo assim, em relação as principais características destes grupos de atividades/modalidades que o Profissional de Educação Física precisa saber para selecionar uma prática durante sua atuação profissional, analise as afirmativas a seguir:
I - Uma característica de destaque das ginásticas, é que por existir um vasto leque de diferentes oportunidades, elas podem ser realizadas apenas com o uso do corpo, como também podem ser utilizadas com música, com implementos (equipamentos) e até no meio líquido, ampliando assim as possibilidades de interesse das pessoas.
II - A Educação Física pode trabalhar com as modalidades competitivas de Ginástica na realização de treinamentos ou adaptá-las conforme as necessidades com foco no lazer e na promoção da saúde.
III - As Práticas Corporais de Aventuras, ou simplesmente PCAs, são práticas esportivas com características diferentes do esporte tradicionais, na maioria das vezes não buscam competições e são realizadas em momentos de lazer (embora existam algumas competições que almejam a performance e alguma pessoas utilizam-nas ainda para promover a saúde).
Diversas culturas (como presentes em algumas regiões do nosso país)
Educação FísicaDiversas culturas (como presentes em algumas regiões do nosso país), carregam um preconceito social com a dança, estimulado por momentos historicamente construídos que associam à dança aos momentos de lazer (em oposição aos homens sérios e trabalhadores da época da Revolução Industrial) e ao “medo” de exposição e julgamento, por conta de alguns tipos de danças vindas de pessoas de classes sociais menos favorecidas. Alguns movimentos, ao serem associados à determinados gêneros, ou à sexualidade também colaboram para a “preservação” deste corpo rígido, quando em exposição a outras pessoas. SIQUEIRA, D. C. O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Autores Associados, 2006. Sendo assim analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Existem, ainda nos dias de hoje, algumas atitudes que contribuem para propagar a discriminação desta atividade natural do ser humano - o dançar.
PORQUE
II – Ao associar a dança como um castigo em algumas brincadeiras, o uso do termo “dançar” em momentos em que algo deu errado, ou ainda, a implicância com homens que praticam ballet, faz com que a discriminação desta modalidade se propague.
Apoie nosso trabalho!
Assine Agora